Notícias Contábeis


Estudantes criam soluções reais com apoio do Sebrae em escolas de todo o Brasil

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

05/08/2025

O Programa Educação Empreendedora do Sebrae atingiu a marca de 20 milhões de atendimentos a alunos e 1,4 milhão de professores impactados, em 5.300 municípios brasileiros, ao longo de 11 anos de história. A iniciativa apoia a educação básica com oferta de conteúdos de formação de educadores e de estudantes sobre as competências empreendedoras, por meio de parceria com as secretarias de educação de todos os estados brasileiros.

Neste Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto, um balanço da atuação do Sebrae na área da educação escolar destaca projetos que fomentam o protagonismo dos jovens na construção de seus projetos de vida. As competências empreendedoras desenvolvidas estão previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são importantes para o mundo do trabalho. Relacionam-se com saber transformar ideias em oportunidades com criatividade, liderança, capacidade de planejar e realizar.

Ana Rodrigues, gerente nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, destaca as parcerias com as secretarias de educação como um ponto alto do programa: “Nós temos atuado na promoção da formação de educadores e gestores de educação sobre a conscientização e a importância desse tema. Valorizar os profissionais de educação e apoiá-los na formação é um de nossos pilares estratégicos. Compartilhamos, também, estudos e tendências sobre a temática em outros países, que trazem resultados consistentes para a educação”.

Desafio Liga Jovem

O Desafio Liga Jovem é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, que estimula estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a desenvolverem soluções empreendedoras para desafios reais de suas comunidades.

A iniciativa funciona como uma competição nacional em que os jovens, com apoio de professores, formam equipes para criar projetos inovadores com impacto social, usando ferramentas de empreendedorismo, tecnologia e criatividade.

Quando abrimos as inscrições para o Desafio Liga Jovem nas escolas, a mobilização é imediata. Os estudantes ficam entusiasmados, muitos já conhecem a iniciativa e, frequentemente, quem participou em edições anteriores incentiva os colegas a se inscreverem. O Desafio tem engajado jovens em temas diversos, como meio ambiente, tecnologia, educação e negócios de impacto.

Ana Rodrigues, gerente nacional de Educação Empreendedora do Sebrae.

A primeira edição contou com 5 mil inscritos, mas no ano seguinte esse número saltou para 54.500. Para a 3ª edição, a estimativa é ultrapassar a marca de 80 mil inscritos. Um dos projetos vencedores de 2024 é o “Mulheres de Fibra”, que reuniu alunas do Instituto Federal do Amapá para desenvolver uma telha ecológica com adição de fibra de coco.

Rafaela Melo, uma das alunas responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, contou que, ao longo da produção, a equipe participou de diversos eventos voltados ao empreendedorismo. “Um dos destaques foi o Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae, que foi fundamental para estruturarmos nosso modelo de negócios e definirmos nosso público-alvo”, avalia.

História na educação

Com mais de duas décadas de atuação na educação empreendedora, o Sebrae tem sido um dos principais protagonistas na consolidação desse conceito no Brasil. Embora a ideia de educação empreendedora tenha começado a ganhar força no país nos anos 1990, foi a partir dos anos 2000 que passou a ser implementada de forma mais estruturada.

O Sebrae iniciou ações em 2005, por meio de projetos e parcerias locais, e, em 2013, lançou oficialmente o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). Isso ampliou o alcance e a sistematização das iniciativas em todo o território nacional, além de incentivar milhares de ideias de negócios inovadores desenvolvidas a partir das atividades do programa.


Fonte: Agência Sebrae